ENTRETENIMENTO

Agência Minas Gerais | Estado acompanha trabalhos de ampliação de unidades prisionais e socioeducativas no Triângulo Mineiro

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) concluiu, nesta semana, série de vistorias em unidades prisionais e socioeducativas no Triângulo Mineiro. A comitiva percorreu instalações da Sejusp e obras nas cidades de Uberlândia, Araguari, Frutal e Tupaciguara, aproximando a gestão de todos que fazem segurança pública diariamente.

“Pudemos visitar e verificar in loco condições estruturais, de segurança, de recursos humanos e métodos de ressocialização nos sistemas convencional, socioeducativo e Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac). Uma visita crucial, que valoriza os profissionais da segurança pública nessas cidades, demonstrando a atenção da Sejusp aos desafios que impactam diretamente o trabalho de cada um”, observou o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel Edgard Estevo, que liderou o grupo de trabalho.

No período, a equipe também procurou entender as necessidades, potenciais parceiros e outras oportunidades para aprimorar estrutura, condições de ressocialização e condições de trabalho. 

Além do secretário adjunto, participaram da série de visitas – entre 22 e 24/1 – a subsecretária de Atendimento Socioeducativo, Giselle Cyrillo; o subsecretário de Integração da Segurança Pública, Christian Vianna;  a chefe de gabinete da Sejusp, Patrícia Mello; o assessor-chefe de gabinete do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Laércio Rocha; entre outros integrantes.

Uberlândia  

A comitiva iniciou as visitas na segunda-feira (22/1), na Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga, instalada em Uberlândia. No local, teve a oportunidade de ver obras de melhorias, como novas salas de videoconferência – utilizadas para audiências e atendimentos jurídicos -, e as reformas de revitalização dos pavilhões. 

Em seguida, o grupo foi ao Presídio Professor Jacy de Assis, também na cidade, onde estão sendo construídas salas de atendimento ao preso e, assim como na penitenciária, acontecem ampliações das salas de videoconferência.

Já na terça-feira (23/1), o grupo conferiu de perto as atividades de ressocialização dos Centros Socioeducativos de Uberlândia, que mantêm parceiros importantes para a execução dos trabalhos. 

Araguari e Tupaciguara  

Ainda na terça-feira, a equipe se deslocou para o Presídio de Araguari para visitar fábricas que atuam dentro da unidade, como a de produção de palheiros. A unidade também revelou uma iniciativa diferente: uma ampla horta que não apenas beneficia os custodiados, mas também contribui com doações de alimentos para instituições carentes da cidade. 

O Centro Socioeducativo de Tupaciguara foi outra unidade vistoriada, onde foi analisado, de forma detalhada, o trabalho realizado com adolescentes em conflito com a lei. 

Já no Presídio de Tupaciguara, além das questões de segurança, foram avaliadas oficinas e oportunidades de trabalho destinadas aos presos: fábricas de blocos, lençóis, absorventes, lixo, entre outras iniciativas. 

Frutal  

No último dia de atividades, a equipe se deslocou para Frutal, onde acompanhou os trabalhos de construção da nova unidade prisional do município, que oferecerá mais de 380 vagas, com previsão de entrega ainda em 2024. Além disso, três Apacs – masculina, feminina e juvenil – também receberam a visita do grupo.