ENTRETENIMENTO

Prefeitura de Cuiab | Secretaria de Sade promove ‘Dia D’ para testagem da Covid-19 neste sbado, dia 27

A Secretaria Municipal de Saúde realizará neste sábado (27) o ‘Dia D’ para detecção de antígenos do vírus SARS-CoV-2, ou seja, para a testagem da Covid-19. A ação estará disponível em seis Unidades Básicas de Saúde, incluindo a Clínica da Família no CPA 1, das 7h30 às 16h30. Não há limite de idade para realizar o teste.

Segundo a responsável técnica pela Imunização, a enfermeira Renata Godoy, a oportunidade estará disponível para pessoas sintomáticas e assintomáticas, ou seja, pessoas que tiveram contato com outras que estão com Covid, mas não manifestaram os sintomas.

Para realizar o teste rápido qualitativo para detecção de antígenos do vírus SARS-CoV-2, basta procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde o material estará disponível, sendo: UBS Alvorada, UBS Lixeira, UBS Nico Baracat, UBS Industriário I e II, UBS Santa Terezinha e a UBS Clínica da Família.

Em algumas dessas Unidades, haverá também disponibilidade de vacinas para imunização contra a Covid. No caso, a UBS Lixeira, UBS Nico Baracat, UBS Santa Terezinha, UBS Alvorada e a Clínica da Família.

Portanto, apenas a UBS Jardim Industriário I e II não fornecerá a vacinação para Covid, oferecendo apenas a testagem para a doença.

“Caso a pessoa tenha interesse, será direcionada para um dos locais que disponibilizam o imunizante para garantir o atendimento”, explicou Renata.

O diretor da Atenção Primária, Wilson Cutas, ressalta a importância das pessoas realizarem o teste para evitar a propagação da doença. “O vírus da Covid não foi extinto, pelo contrário, continua circulando e com novas subvariantes, portanto, é necessário atentar para os cuidados e evitar novas vítimas. O controle está na imunização e na conscientização das pessoas em evitar contatos, e, ao apresentar qualquer sintoma suspeito, procurar orientação em uma Unidade Básica de Saúde mais próxima”, frisou.