ENTRETENIMENTO

Férias em SP: confira dicas de passeios utilizando linhas metropolitanas da EMTU





Confira um guia básico com sugestões de atrações turísticas para visitar e as principais linhas de ônibus



Nas férias de verão, há diversas opções de passeios e atrações turísticas nas regiões metropolitanas que podem ser aproveitadas com a família e os amigos. Para facilitar a logística e economia, os ônibus das linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU são uma opção de deslocamento para curtir os dias deste período.

Confiram alguns roteiros nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba e Litoral Norte, onde a EMTU transporta cerca de 2 milhões de passageiros diariamente. Os usuários podem acompanhar as partidas em tempo real e verificar horários e itinerários das linhas no aplicativo EMTU Oficial, disponível para Android e iOS.

Região Metropolitana de São Paulo

  • Zoológico de São Paulo: A EMTU oferece o transporte Orca Zoo, com viagens saindo do Terminal Metropolitano Jabaquara ao Zoológico de São Paulo, onde os visitantes podem conhecer mais de 2.200 animais de 250 espécies diferentes. O deslocamento é feito com micro-ônibus personalizados, frota acessível para cadeirantes e decorados com pinturas temáticas da vida selvagem.
  • Thermas da Mata: O parque aquático, situado em Cotia, oferece diversas atrações como piscinas aquecidas, toboáguas, tirolesa e praia artificial. A linha metropolitana 035 passa em frente ao parque, com viagens a cada 15 minutos aproximadamente.
  • Parque da Independência e Museu do Ipiranga: O parque fica no bairro do Ipiranga, na zona sudeste de São Paulo, às margens do riacho Ipiranga, onde se encontra também o Museu Paulista (Museu do Ipiranga), um dos mais importantes do país, com um grande acervo de obras, objetos e documentos históricos. Para chegar ao parque da Independência com a EMTU, utilize as linhas 217, 218, 218EX1 ou 314.

Baixada Santista

  • Teleférico de São Vicente: pode ser acessado por mais de 20 linhas metropolitanas, entre elas a 902, 927, 938, 959 e 964 ou pelo VLT, desembarcando nas estações José Monteiro e Itararé. O teleférico oferece passeios ao Morro da Asa Delta, situado 180 metros acima do nível do mar, onde acontecem voos de asa delta, parapente, além de oferecer uma bela visão da Baía de São Vicente e da cidade de Santos.
  • Museu do Café: localizado no Centro Histórico de Santos, as linhas 902, 903, 907, 915, 931, 941 são algumas das opções para embarque, com destino ao museu. Instalado no local onde as cotações da Bolsa Oficial do Café eram negociadas diariamente, o museu conta a história do produto que moveu a economia brasileira na segunda metade do século 19. Os visitantes podem apreciar diversos tipos de café produzidos em diferentes regiões do país.
  • Aquário de Santos: Há sete décadas encantando gerações, o Aquário de Santos é o mais antigo do Brasil e desde 1995 consta no Guinness World Record. Espaço privilegiado de lazer e conhecimento, é pioneiro em projetos de preservação do mar e de seus habitantes – foi a  primeira instituição brasileira a realizar resgate e recuperação dos animais marinhos. Os visitantes podem utilizar as linhas metropolitanas 927, 942, 943, 969, que passam em frente ao Aquário.

Região Metropolitana de Campinas

  • 11Holambra: A cidade das flores é um dos destinos mais românticos e charmosos do Estado. Com a história marcada pela influência dos imigrantes holandeses, pode ser admirada em sua arquitetura, gastronomia, artesanato e cultura, além dos parques para caminhar e lagos para contemplar. A EMTU oferece cinco opções de linhas para a cidade: 617, 673, 693, 736 e 737.
  • Maria Fumaça de Campinas:  Passeio histórico de 24 quilômetros que a locomotiva percorre são remanescentes da ferrovia que ligava os estados de São Paulo e Minas Gerais, inaugurada em 1872 e desativada em 1971. A atração fica na rua Dr. Antônio Duarte da Conceição, 1.501, Jardim Madalena. É possível chegar lá com as linhas da EMTU 652EX2, 654 e 655, que partem de Sumaré.

 Região Metropolitana de Sorocaba

  • Jardim Botânico Irmãos Vilas Bôas: Todo em vidro com projeto paisagístico, o espaço foi inaugurado em 2014 e se tornou um dos principais cartões postais da cidade. Conta com uma área de 70 mil m² que engloba fragmentos de vegetação de transição entre cerrado e mata atlântica, lindos jardins, mirante e orquidário. A linha 6209 da EMTU, com saídas de Itu, pode ser utilizada para chegar próximo ao local.
  • Parque Natural da Biquinha: O parque ecológico municipal Zila Sisternas Fiorenzo – “da Biquinha”, situado próximo ao centro de Sorocaba, foi inaugurado em 1976 e encontra-se numa área verde privilegiada por fazer parte de uma bacia hidrográfica com nascentes e lago que embelezam a paisagem. A entrada ao parque é gratuita e os visitantes podem usufruir dos quiosques, playground, fazer piquenique, atividades pedagógicas e trilhas ecológicas. Utilize as linhas metropolitanas 6105EX1, 6110, 6305, que passam em frente ao parque.
  • Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba e Museu Estrada de Ferro Sorocabana: dois passeios para quem busca uma programação cultural, com arte e história. O Museu Estrada de Ferro Sorocabana busca preservar a memória da ferrovia com uma exposição permanente que mostra diversos itens de acervo utilizados na estrada de ferro. O espaço foi inaugurado em 1997 em uma casa que era utilizada por engenheiros da ferrovia. Logo ao lado, os visitantes podem conhecer o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, que abarca as mais variadas tendências artísticas. As linhas da EMTU 6315, 6316, 6320 e 6321 são algumas das que podem ser utilizadas para chegar aos museus.

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte:

  • Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida: É o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo. Localizado a 170 km da cidade de São Paulo, esse destino recebe cerca de 9 milhões de viajantes anualmente, que visitam o Santuário para demonstrar sua devoção à Nossa Senhora Aparecida. As linhas metropolitanas 5308, 5316 e 5317 levam os visitantes ao destino.
  • Litoral Norte: Uma imensidão de belas praias faz parte do litoral norte de São Paulo e várias delas estão localizadas em Ubatuba e em São Sebastião. Com viagens partindo de São José dos Campos, Taubaté e Caraguatatuba, os turistas podem chegar aos mais lindos destinos litorâneos utilizando as linhas metropolitanas 5506, 5508, 5511, 5505, 5503 e 5501.

EMTU

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo e gerencia mais de 900 linhas metropolitanas. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios e a EMTU transporta nestas cidades atualmente cerca de 2 milhões de passageiros diariamente.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap