ENTRETENIMENTO

São José renova e amplia frota de motolâncias para salvar vidas

Cláudio Souza


Secretaria de Saúde

São José dos Campos iniciou 2024 com renovação e reforço na frota das motolâncias com o objetivo de aprimorar e agilizar, ainda mais, o atendimento à população e salvar vidas.

As quatro motocicletas foram substituídas por viaturas novas e a cidade ganhou mais duas, totalizando seis. Elas são utilizadas, principalmente, nos primeiros socorros em casos de acidentes ou outras emergências. 

O projeto inovador foi implantado pela Prefeitura em julho de 2022 e já foram realizados 2.251 atendimentos.

É mais uma extensão da Atividade Delegada, de parceria da Administração municipal com o governo do Estado de São Paulo. Todos os motoristas das motolâncias são bombeiros, capacitados para o atendimento de emergência em tempo reduzido.

Com o novo serviço, é possível reduzir o tempo de intervalo entre o momento em que a central de comunicação recebe a informação da emergência e a chegada da equipe de socorro ao local.

Cada motocicleta é equipada com o DEA (desfibrilador externo automático) e são utilizadas nos casos em que o Samu é acionado e a chegada ao local da ocorrência é estimada de 3 a 5 minutos antes da ambulância.

Samu

As motolâncias integram o sistema Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Além das seis motolâncias, São José conta com nove ambulâncias, sendo sete de suporte básico e duas de suporte avançado.

Com as ambulâncias do Samu, em 2023 foram realizados 31.768 atendimentos, aumento de 4% em relação aos 30.645 de 2022. Em 2024, já foram 1.815.

São José integra o Consavap (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Vale do Paraíba), formado por oito cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira).

Base compartilhada

Nos últimos anos, a Prefeitura de São José dos Campos tem ampliado os investimentos no Samu, que desde 2017 possui Certificação Qmentum Internacional, uma acreditação canadense que monitora padrões de desempenho nas áreas de qualidade e segurança, definidos mundialmente, para instituições de saúde. 

Em cumprimento ao Plano de Gestão 2021-2024, já está sendo construída a nova base do Corpo de Bombeiros, que funcionará em Santana, na região norte, e será compartilhada com o Samu para aprimorar, ainda mais, o atendimento à população.

A obra compreende a construção de um prédio com sala de estar, copa, banheiros feminino e masculino, dois quartos e área para estacionamento de duas ambulâncias, inclusive com infraestrutura para viabilizar a lavagem dos veículos.

A edificação compreenderá área construída total de 130 metros quadrados e estacionamento para veículos com pátio de piso intertravado.

Nova estrutura

Em outra melhoria, o Consavap inaugurou, no final de 2022, sua nova sede administrativa, no CPI1 (Comando de Policiamento do Interior), da Polícia Militar, na região central de São José.

O espaço unifica a gestão e a operação do serviço, possibilitando melhores condições técnicas e de uso de ferramentas de inteligência em benefício da população.

Desde 2017, a central de regulação do Samu, que atende pelo número 192, opera integrada ao Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) e Cobom (Centro de Operações do Corpo de Bombeiros).

São José foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a ter esse sistema unificado de atendimento dos serviços.

Mais novidades

O Samu segue se modernizando e também trabalha com sistema de geolocalização.

Quando o solicitante não sabe o endereço, a Central envia um SMS para ele. Automaticamente, sua localização aparece no sistema da central de regulação, agilizando o atendimento e a chegada do socorro.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde