ENTRETENIMENTO

Prefeitura do Rio faz grande operação de ordenamento sob viaduto de São Conrado – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Equipe faz ação de ordenamento em São Conrado – Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ordem Pública, da Subprefeitura da Zona Sul e da Secretaria de Proteção e Defesa aos Animais, fez nesta quinta-feira (18/01) uma grande operação de ordenamento embaixo da ciclovia e do viaduto de São Conrado que dá acesso à Barra da Tijuca. Durante a ação, oito animais foram resgatados pelos agentes, e um cão foi encaminhado a atendimento veterinário por estar muito ferido. Além disso, sete toneladas e meia de material foram descartados pela Comlurb, e três pessoas em situação de rua foram abordadas, mas não aceitaram acolhimento.

– Essa operação de ordenamento é mais uma frente de atuação da Seop em São Conrado, que recebe ações praticamente diárias da secretaria, deixando muito claro que nessa situação específica, uma configuração de abandono, de maus tratos a animais, inadmissível. Então, a Secretaria de Ordem Pública, obviamente, vai sempre atuar com foco no cumprimento da lei, e especialmente protegendo as vulnerabilidades de pessoas ou de animais – disse o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

A ação foi planejada após o recebimento de denúncias da Associação de Moradores de São Conrado (AMA São Conrado), informando sobre a ocupação irregular por parte de um homem em situação de rua. Na última semana, o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, esteve no local e vistoriou a área. Embora não tenha encontrado alguém morando no trecho, detectou diversas irregularidades como muita sujeira, mal cheiro, animais como galinhas e gatos, além de muitos objetos acumulados.

– Estive no local na última semana e realmente encontramos uma situação inaceitável, por isto voltamos com as equipes e estamos garantindo toda a limpeza e a liberação da área, e cuidados com as pessoas e os animais que estavam lá. Além de um grupo de moradores em situação de rua, encontramos uma cadela muito machucada, vivendo em situação insalubre, muito triste, mas ela já foi devidamente atendida e está recebendo todos os cuidados. Também já mobilizamos a guarda municipal para que façam vistorias constantes no local, evitando nova ocupação – afirmou o subprefeito.

Os animais resgatados foram levados para a Fazenda Modelo, e um ponto de água clandestina foi identificado e desfeito pelos agentes. Participaram da ação equipes das secretarias de Assistência Social e Saúde, da Guarda Municipal, da Comlurb, do Ivisa-Rio, da Gerência Executiva Local da Lagoa e da concessionária Águas do Rio, já que um cano jorrando água também foi encontrado no local.

– Os oito animais resgatados foram encaminhados ao Abrigo Municipal Fazenda Modelo, eles irão passar pelo atendimento médico veterinário, serão castrados, microchipados e logo estarão disponíveis para adoção – disse Flávio Ganen, Secretário de Proteção e Defesa dos Animais.

A Fazenda Modelo abriga cerca de 700 animais, entre cães e gatos, disponíveis para adoção. As adoções serão agendadas por meio do WhatsApp (21) 97733-0193, e haverá entrevista de triagem com a coordenadora da iniciativa. Os interessados precisam ter mais de 18 anos e apresentar original e cópia do documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

Categoria:

  • 18 de janeiro de 2024
  • Marcações: Ordem Pública Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro São Conrado seop vigilância sanitária Zona Sul