ENTRETENIMENTO

Período das férias também é oportunidade de colocar a vacinação em dia

Com o ano começando, muitas pessoas estão de férias e fazendo planos para viajar e repor as energias. Esse período de descanso é uma ótima oportunidade de visitar uma unidade de saúde ou um ponto extra para colocar a vacinação em dia e, desta forma, manter a caderneta de vacinação atualizada. Para os viajantes, a vacina deve ser feita com no mínimo quatro semanas de antecedência. Além de garantir a segurança, muitos países utilizam essa proteção como pré-requisito para admissão de novos visitantes.  

 

“Além da proteção, a vacinação é fundamental para frear a disseminação das doenças. Uma vez vacinada, a pessoa estará se protegendo tanto individualmente quanto coletivamente”, explicou Danielle Melo, gerente de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de João Pessoa.  “Mesmo que a pessoa não vá viajar neste início de ano, é de grande importância que se atentem à necessidade de manter a caderneta de vacinação sempre atualizada”, completou a gestora.  

Os órgãos de Vigilância Sanitária e Epidemiológica recomendam que os turistas estrangeiros venham ao Brasil com o esquema de vacinação completo para difteria, tétano e poliomielite, de acordo com as indicações preconizadas no país de origem. Há, ainda, algumas regiões onde se faz necessário tomar a vacina que protege contra Febre Amarela, indicada para residentes e viajantes que se destinam às Áreas com Recomendação de Vacinação (ACRV), com pelo menos 10 dias de antecedência da data da viagem.  

Nesta quinta-feira (4), seguindo a programação preventiva planejada pela Secretaria de Saúde, a atualização da caderneta com todas as doses das campanhas ativas e da programação de rotina podem ser administradas nas unidades de saúde da família, que funcionam das 7h às 11h e das 12h às 16h, o Centro Municipal de Imunização e as Policlínicas Municipais, que atendem no período das 8h às 16h.   Estão disponíveis também três pontos extras localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, e no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, que atendem de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h, e no Shopping Tambiá, que agora também conta com um ponto fixo, funcionando das 12h às 20h. Ambos com a administração de todas as vacinas, que fazem parte do calendário de rotina e das campanhas ativas, facilitando a vida do usuário que não pode ir até um serviço de saúde durante o horário comercial.  

Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Covid-19 ou Influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.  

Documentação – Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Já para receber a vacina contra Influenza e demais vacinas do calendário de rotina, é importante levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário.  

Locais de vacinação nesta quinta-feira (4) Unidades de Saúde da Família (USFs)

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto  

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)  

Home Center Ferreira Costa

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) 8h às 16h (sábado)  

Shopping Sul

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) 10h às 16h (sábado)  

Shopping Tambiá

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira) 9h às 16h (sábado)  

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)