ENTRETENIMENTO

Planetário do Rio reabre suas portas e promove luau às quartas-feiras na Praça dos Telescópios – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O Planetário do Rio oferece uma série de atividades para toda a família – Roberto Moreyra/Prefeitura do Rio

A nave da ciência e da diversão está de volta. Depois de um breve jejum, devido a obras em sua cúpula, o Museu do Universo reabre suas portas, neste sábado (6/1), com uma série de atividades para toda a família. Além de sessões extras de filmes sobre astronomia, haverá novas exposições de fotografias, e, no dia 10, estreia o primeiro Luau do Planetário do Rio.

– No verão, podemos ver com mais clareza uma região linda do céu, como a constelação de Órion com as Três Marias, a constelação do Touro e a galáxia Anã do Cão Maior. Nossos astrônomos darão todas as explicações sobre elas para a criançada – garantiu o diretor de Astronomia do Planetário do Rio, Leandro Guedes.

Na estação mais festejada do ano, haverá ainda espetáculos promovidos pela companhia teatral Papa Vento e oficinas de educação ambiental do Ecofuture. Os ingressos para as visitas ao  estão à venda no site do Planetário do Rio. Às terças-feiras, a entrada no local é gratuita.

– No fim de ano, aproveitamos para reformar a cúpula do Museu do Universo. Agora, nas férias, estamos preparando uma programação especial para que toda família possa se divertir e ampliar o seu conhecimento não apenas de astronomia na nossa nave da ciência e da diversão –, afirmou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

Os portões do Museu do Universo serão reabertos no sábado, às 10h. Além das exposições permanentes e sessões de cúpula com os temas “Brincando entre estrelas” e “Uma aventura no Planetário”, os visitantes poderão participar da sessão especial de “O Céu do Rio de Janeiro”, às 18h, com o astrônomo Wailã Cruz. Já os luaus do Planetário serão realizados às 19h, na Praça dos Telescópios.

– Em 2023, recebemos mais de 155 mil visitantes. Entre eles, estavam alunos de 891 escolas das redes pública e privada. Vamos ampliar essas visitas e democratizar ainda mais o acesso ao conhecimento de diferentes ciências entre nossos estudantes – prometeu o presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Renan Uccelli.

Os ingressos para o Museu do Universo custam R$ 20 e R$ 40 (Museu do Universo + Sessão de Cúpula). O Planetário do Rio fica na Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100, na Gávea.

Marcações: Férias luau Museu do Universo Planetário Praça dos Telescópios reabertura