ENTRETENIMENTO

Programa “HumanizAção” realiza mais de 8.735 encaminhamentos a pessoas em situação de rua de janeiro a novembro de 2023 – Noticias

Por: Luís Gustavo Adabro/Secom

As equipes do programa municipal “HumanizAção”, desde 2021, atuam na cidade, 24 horas por dia, de domingo a domingo, oferecendo acolhimento e auxílio a pessoas em situação de rua. De janeiro a novembro de 2023, o programa realizou 8.916 abordagens sociais especializadas a pessoas nessas condições, sendo que esses atendimentos geraram 8.735 oportunidades de acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), Centro de Triagem, rede sócia assistencial e residências terapêuticas.

Ao aceitar o acolhimento no SOS, a pessoa tem à disposição no local, diariamente, alimentação saudável, banho, roupas limpas e lugar para o pernoite, além da atenção cuidadosa e humanizada que caracteriza esse serviço. Ainda, sempre que necessário, também é feito o encaminhamento dos que precisam para serviços de saúde. O objetivo principal desse trabalho é propiciar chances reais para uma verdadeira mudança de vida, contribuindo para a reinserção dessas pessoas no convívio em comunidade.

“As equipes do programa ‘HumanizAção’ trabalham incansavelmente pelas ruas da cidade, realizando abordagens sociais a pessoas em situação de rua, fazendo buscas ativas e recebendo informações de munícipes sobre endereços onde possam estar precisando de ajuda”, relata o secretário do Gabinete Central (SGC), João Alberto Corrêa Maia.

Somente em novembro de 2023, já foram realizadas 698 abordagens sociais a pessoas em situação de rua, que resultaram em 694 encaminhamentos aos serviços de assistência social e saúde proporcionados pelo programa, considerando que cada indivíduo costuma receber mais de uma abordagem e mais de um encaminhamento, ao longo do período.

O “HumanizAção” é realizado de forma integrada por equipes da Secretaria do Gabinete Central (SGC), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).