ENTRETENIMENTO

Réveillon 2024: Comlurb remove 969 toneladas de resíduos em toda a cidade, sendo 484 toneladas em Copacabana – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Equipe de garis faz a limpeza em Copacabana – Divulgação / Comlurb

A Comlurb fechou a Operação Réveillon 2024 com a remoção de 969 toneladas de resíduos em todos os pontos da festa, sendo que apenas em Copacabana foram recolhidas 484 toneladas. A atuação dos novos equipamentos, como os tratores de praia e as pás mecânicas, deu mais dinamismo ao serviço. Com isso, a Companhia conseguiu entregar a areia, a ciclovia e as pistas da Avenida Atlântica lavadas e desodorizadas pouco depois das 9h, com sete pipas d’água e seis vans motobomba.

A Comlurb trabalhou com um efetivo de 4.778 garis, o maior da história para a festa, distribuídos em todos os locais com palcos e queima de fogos. A megaoperação de limpeza contou ainda com 215 veículos, sendo 71 compactadores, 81 basculantes, quatro caminhões tipo baú com sanitário e 30 micro-ônibus para transporte dos garis, 8 varredeiras de grande porte e 21 pipas d’água para lavagem das vias com água de reuso, e mais 87 equipamentos, incluindo 26 pás mecânicas, 12 min pás, 12 varredeiras de médio porte, 14 minivarredeiras e 23 tratores de praia com implementos traseiros para peneiramento da areia.

 

Gari lava a pista em Copacabana – Divulgação / Comlurb

 

O presidente da Comlurb, Flávio Lopes, comemorou a agilidade dos garis que entregaram as praias limpas e as pistas liberadas ao trânsito antes das 10h:

– Este ano, com o emprego dos novos equipamentos de limpeza de praia e das novas pás e minipás mecânicas, a Comlurb conseguiu bater o recorde, finalizando o serviço antes das 10h. A limpeza na areia da praia demorou um pouco mais porque as pessoas ficam deitadas, o que dificulta o trânsito dos nossos equipamentos. Mas o trabalho de modo geral superou as expectativas, estão todos de parabéns.

Os garis atuaram nos quatro postos médicos instalados para a festa em Copacabana: na Rua Duvivier (Praça do Lido), na Rua República do Peru, na Rua Santa Clara, e entre as Ruas Xavier da Silveira e Bolívar, sendo dois em cada posto. A Companhia teve quatro pontos de apoio logístico e entrega voluntária de materiais recicláveis: entre as Ruas Francisco Sá e Souza Lima, em frente à Rua Santa Clara, em frente à Avenida Prado Júnior, e em frente à Rua Anchieta, e disponibilizou 2 mil contêineres de 240 litros e mil caixas metálicas de 1.200 litros, em todos os pontos de festa, sendo metade em Copacabana, para garantir que os frequentadores pudessem fazer o descarte de seus resíduos de forma ordenada e correta.

O gari Mauro de Souza Gomes, de 34 anos, está há nove anos na Comlurb e auxiliou na limpeza das pistas da Avenida Atlântica com o soprador:

– O nosso serviço depende da conscientização dos frequentadores das praias. As pessoas jogam muitas garrafas de vidro nas areias, o que é perigoso porque pode machucar os garis e outras pessoas que estão curtindo a praia.

Nos outros pontos do Réveillon 2024 a Comlurb removeu 72,16 toneladas de resíduos no Flamengo/Botafogo/Urca; 11 toneladas na Praça Mauá; 3 toneladas na Praia de Sepetiba; 4,5 toneladas em Pedra de Guaratiba; 4,29 toneladas na Igreja da Penha; 5,48 toneladas no Parque Madureira; 4,5 toneladas em Bangu; 42,79 toneladas na Praia da Bica, na Ilha do Governador; 30 toneladas em Paquetá; 22,25 toneladas no Piscinão de Ramos; além de outros trechos da orla, como Ipanema, Leblon, São Conrado e Arpoador, com 89,75 toneladas, e Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, com 195,28 toneladas.

Categoria:

  • 1 de janeiro de 2024
  • Marcações: Comlurb copacabana limpeza Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Réveillon