ENTRETENIMENTO

Ordem Pública e Guarda Municipal removem 220 veículos e multam mais de 350 durante Operação Réveillon – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Agentes da Ordem Pública atuam durante o réveillon – Divulgação

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal (GM-Rio) removeram 220 veículos e multaram mais de 350 durante a Operação Réveillon 2023/24. Ao longo do domingo (31/12) e na madrugada do dia 1° mais de 700 bebidas que seriam vendidas irregularmente foram apreendidas, além de quatro botijões de gás, oito burrinhos sem rabo, churrasqueira, placa publicitária, uma tenda, mesas e cadeiras, entre outros.

Os agentes, no patrulhamento a pé, fiscalizaram mais de 200 ambulantes, um quiosque em Copacabana que estava demarcando o local na areia foi orientado a retirar a marcação, outro que estava usando grades na calçada também teve que retirar a estrutura, uma carrocinha na areia pegou fogo e os agentes ajudaram a apagar o incêndio. A equipe apreendeu 11 armas brancas. Já os agentes da fiscalização de táxis multaram 158 veículos (táxis e carros que atuam em aplicativo) por diversos motivos, como parada irregular, licenciamento anual vencido, estacionamento na calçada, entre outros. Duas cobranças no tiro foram flagradas pelos agentes, três veículos lacrados e 16 taxistas foram convocados por estarem circulando irregularmente.

Os agentes da GM-Rio distribuíram mais de 80 pulseiras de identificação de crianças.

– O balanço da operação Réveillon é extremamente positivo. A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal conseguiram cumprir suas funções de ordenar o espaço público para receber a população e de auxiliar as polícias na segurança. Contamos com grandes equipes de fiscalização para apreender materiais que colocavam em risco a integridade física das pessoas, como facas, garrafas de vidro, botijões de gás. Conseguimos também identificar e prender indivíduos que praticaram delitos de furto na orla de forma muito isolada e também fiscalizar o estacionamento irregular. Infelizmente precisamos usar o reboque, mas é uma medida muito importante para liberar o espaço público. Dessa forma mantemos a ordem pública e auxiliamos as polícias na segurança – afirma o Secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

 

Ocorrências

Uma mulher que teve um telefone furtado recebeu o apoio das equipes que tentaram localizar o aparelho por meio do GPS. Os agentes conseguiram recuperar o equipamento e conduziram o autor do furto (um menor de idade) para a Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade.

Uma outra pessoa teve o cordão furtado em Copacabana, e as equipes foram atrás do suspeito até alcançá-lo. Menor de idade, foi levado para a 12ª Delegacia Policial. Já em outro momento, os agentes se depararam com um homem sendo agredido por populares. Ele foi preso devido à posse de um telefone e conduzido também para a 12ª Delegacia Policial. A vítima ligou para o telefone e foi orientada pelos agentes a comparecer à DP para registrar a ocorrência e pegar o aparelho telefônico.

Ainda houve a condução de quatro pessoas para a DP por suspeitas de furto e agressão, mas após verificação foram liberados. Ao todo, os agentes atuaram em cinco casos de confusão na orla e também foram registrados 100 casos de auxílio aos cidadãos, em situações de emergência médica ou para informações.

Uma carteira foi encontrada no mar, na altura da Rua Siqueira Campos, e entregue por um cidadão no container de monitoramento de câmeras da GM-Rio. Dentro dela havia diversos cartões de banco e do plano de saúde, dinheiro e documentos como uma carteirinha de escola de samba. Foi por meio dessa identificação que o dono do material foi localizado pelos agentes, que fizeram contato via grupo de whatsapp dessa agremiação.

Duas crianças perdidas, sendo uma delas de apenas oito anos, receberam apoio dos agentes até as famílias serem localizadas.

Categoria:

  • 1 de janeiro de 2024
  • Marcações: copacabana Guarda Municipal Ordem Pública Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Réveillon