ENTRETENIMENTO

Governo de SP entrega três unidades móveis do Bom Prato no Vale do Paraíba em 2023

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, entregou neste ano três unidades móveis do programa Bom Prato no Vale do Paraíba, para Jacareí, Taubaté e São José dos Campos. Ao todo, foram entregues 17 unidades móveis no Estado e a principal política pública direta de combate à fome em São Paulo serve hoje mais de 40 milhões de refeições no ano e beneficia cerca de quatro milhões de paulistas por mês.

O programa também estendeu o atendimento dos restaurantes aos finais de semana e feriados e inovou ao criar modalidades diferenciadas do Bom Prato, mais econômicas e de maior potencial de alcance, como o Bom Prato Cozinha Central e o Bom Prato Refeitório.

Maior capilaridade e inovação

No primeiro ano da gestão, o número de unidades do programa foi ampliado em 18%, totalizando 73 unidades fixas e 44 móveis.

Novos Bom Prato Móveis foram entregues para Diadema, Itapevi, Limeira, São Bernardo do Campo, Taubaté, Capital (Itaquera, Lapa, M’Boi Mirim e Parelheiros), Cotia, Bauru, Jacareí, São Jose dos Campos, Sumaré, Praia Grande e Santos (duas unidades). O investimento total foi de R$ 13,6 milhões e representou um incremento de cerca de 150 mil refeições/mês em todo o Estado.

“Grande parcela da população em vulnerabilidades social está localizada nas franjas das cidades e não tem como se deslocar para comer no Bom Prato mais próximo. Então é fundamental levar o alimento até as pessoas. Isso é levar segurança alimentar e combater a fome onde quer que ela se apresente”, explicou Gilberto Nascimento, secretário estadual do Desenvolvimento Social.

O ano também foi marcado pela inauguração do Bom Prato Refeitório, uma nova modelagem mais rápida de ser implantada e que tem por objetivo criar uma rede de equipamentos que leve conforto, higiene e comodidade para a população em vulnerabilidade social na hora de fazer suas refeições. O primeiro foi inaugurado na região central da capital em 8 de dezembro e foi denominado Bom Prato Refeitório Luz. Conta com salão com capacidade para 110 pessoas sentadas, banheiros, lavatórios, bebedouros e docas para estacionamento dos BP Móveis, que transportarão as marmitas do almoço e do jantar. O café da manhã pode ser preparado no local. Serve, diariamente, 1.250 refeições. O investimento foi de R$ 1,2 milhão.

Vale destacar ainda outras inovações do programa. Inspirado no conceito das dark kitchens, a pasta projetou o Bom Prato Cozinha Central. Serão cozinhas fechadas com capacidade para preparar até quatro mil refeições/dia que, em operação casada com os BP Móveis, levarão mais alimentação de qualidade até as periferias das cidades. Esse modelo será pelo menos 20% mais barato que as unidades fixas tradicionais e começam a ser implantados em 2024.

Sobre o Bom Prato

Criado em 28 de dezembro de 2000, o programa Bom Prato tem como objetivo oferecer refeições saudáveis e de alta qualidade a um custo acessível à população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social.

Considerado um dos maiores programas de segurança alimentar da América Latina, subsidiado por um Governo de Estado, a rede de restaurantes populares conta, além das 44 unidades móveis, com 73 fixas distribuídas da seguinte forma: 24 na capital, 19 na Região Metropolitana de São Paulo, 21 no interior e nove no litoral. Atualmente são servidas 138 mil refeições por dia.

O horário de funcionamento é a partir das 7h para o café da manhã. O almoço é servido às 10h30, preferencialmente para idosos, e às 11h para o público em geral. O jantar tem início às 17h.

Mais informações e endereços da rede no estado podem ser obtidos pelo site: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/acoes-de-protecao-social/programa-bom-prato/

São Paulo é o trabalho que dá certo!

Em seu primeiro ano de gestão, o governo do Estado de São Paulo fortaleceu sua missão de promover serviços de qualidade à população, guiado por pilares como o desenvolvimento, o diálogo e a garantia de dignidade para as pessoas. No período, foram concluídas 2.740 obras, que incluem 18.400 moradias e a recuperação de 6.400 km de rodovias. Na educação, 848 escolas foram reformadas, e 25 creches foram inauguradas. Na saúde, foram abertos 1.500 leitos, equivalente a sete hospitais, e realizadas 1 milhão de cirurgias eletivas. Na segurança, todos os índices de produtividade policial registraram melhorias em relação a 2022, com aumentos de 17% na apreensão de drogas, 11% de armas, 9% de veículos e 5,4% de prisões. Além disso, 25 unidades do Poupatempo passaram a atender mais 1,2 milhão de pessoas mensalmente. Entre tantas conquistas, somou-se a aprovação da desestatização da Sabesp, que será fundamental para antecipar a universalização do saneamento e a expansão do acesso à água, coleta e tratamento de esgoto para toda a população de São Paulo.