Hemosul precisa de doações de sangue tipo O+ e O- – Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

O Hemosul de Campo Grande está fazendo um apelo a todos os doadores de sangue do tipo O negativo (O-) e O positivo (O+) para reabastecer os estoques que estão baixos. Nesta época do ano, a entidade sofre com a escassez de doações de sangue devido às festas de final de ano e início do período de férias.

“Geralmente, alguns doadores estão viajando, outros cuidando das crianças em virtude das férias escolares ou com parentes em casa. Por isso, acabam deixando as doações para depois, mas este é o momento em que mais precisamos das doações”, explica a coordenadora-geral da Rede Hemosul MS, Marli Vavas.

“Hoje, nós estamos com os estoques baixos e precisamos restabelecê-los para atender a qualquer emergência que possa acontecer nesta época do ano. Então, contamos com o apoio de todos que possam nos ajudar para esta a doção de sangue”, reforça Vavas.

Quem estiver interessado em ajudar a realizar a recomposição das bolsas desses tipos sanguíneos, basta comparecer a qualquer unidades de coleta de sangue na Capital.

Onde doar?

As doações podem ser feitas no Hemosul Coordenador, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, Centro. O atendimento nesta quinta-feira (28) será até às 17 horas e na sexta-feira (29), das 7h às 17h. No sábado (30), o atendimento vai até às 12h.

Já na unidade do Hospital Regional no Aero Rancho (Rua Engenheiro Lutherio Lopes, 36), o atendimento será nesta sexta-feira (29), das 7h às 12h.

Outra unidade é a da Santa Casa, na Rua Rui Barbosa, 3633, Centro. O atendimento será nesta sexta-feira (29), das 7h às 12h.

É importante ficar atento que na segunda-feira (1º), a Rede Hemosul não terá atendimento em razão do feriado. As doações poderão ser realizadas na terça-feira (2) , em horário normal de expediente, das 7h às 17h.

Sobre a doação

O sangue O- pode ser usado quando não há tempo para descobrir a tipagem sanguínea de uma vítima de acidente grave, por exemplo. Por isso, a doação deste tipo sanguíneo é de extrema importância. Critérios para a doação de sangue em Mato Grosso do Sul podem ser conferidos direto na página do Hemosul

Rodson Lima, SES

Foto: Bruno Rezende