ENTRETENIMENTO

Cícero Lucena entrega certificados e kits de jardinagem para concluintes de curso e projeta novas oportunidades de trabalho

Uma profissão, certificada e com selo de qualidade, abre portas para o mercado de trabalho. Com essas credenciais, 24 novos profissionais estão aptos para trabalharem com jardinagem, após a conclusão do curso Jardineiros do Futuro, oferecido pela Prefeitura de João Pessoa. O prefeito Cícero Lucena fez a entrega dos diplomas e kits de trabalho, nesta quinta-feira (28), e disse que a mão de obra qualificada vai fazer a diferença na vida dos concluintes, nessa jornada que se inicia, em uma área de plena expansão na cidade.

“Eu fico muito feliz, porque aqui é a demonstração da sensibilidade, do compromisso da Prefeitura de cuidar das pessoas. Eram pessoas que tinham situação de vulnerabilidade social e que através do treinamento e da qualificação, a gente está conseguindo ofertar a perspectiva de um trabalho numa área tão importante que é cuidar de jardins, cuidar das nossas praças, dos condomínios, porque viraram profissionais para isso. Então, agradecer a Deus por mais essa oportunidade de estar fazendo o bem”, afirmou o prefeito, durante solenidade no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

O curso foi realizado pelas Secretarias de Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes), Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) e Executiva de Participação Popular (SEPP). Durante as aulas os participantes receberam capacitação de jardinagem, poda, manipulação arbórea e até marcenaria, atuando em diversos espaços públicos da Capital.

Oportunidade – O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, chamou de “empregos verdes” a área onde os novos profissionais estarão recebendo oportunidades de trabalho, colaborando com meio ambiente e a preservação. Ele projetou parcerias para encaminhar os concluintes para o mercado de trabalho.

“Eles passaram por um processo de capacitação e o mercado de trabalho, com a própria demanda de serviços vai absorver essas pessoas. Nós, através da Secretaria de Meio Ambiente, fazemos o cadastramento de potenciais empresas, condomínios que possam absorver essas pessoas, fazendo o encaminhamento para que passem por um processo de capacitação, com certificados credenciados pela Prefeitura”, afirmou.

Incentivo – A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) colocou o programa ‘Eu Posso’ à disposição dos formandos, com microcrédito e capacitação para aqueles que querem empreender na área. Além da entrega dos certificados, cada um dos que concluíram também estão recebendo um kit de jardinagem para já começarem a desenvolver suas atividades. Tem a profissionalização e o incentivo para que eles se enxerguem também como alguém que pode empreender”, afirmou.

Recomeço – Há seis meses em João Pessoa, o cearense Cícero Celestino de Lima disse essa foi a primeira boa oportunidade que recebeu em João Pessoa. Ele concluiu o curso após 64 aulas e disse que o conhecimento vai se converter em emprego e mudança de vida. “Eu queria agradecer a todos pela oportunidade. Principalmente o prefeito Cícero, por ter dado essa confiança a nós. Fazer esse curso Jardineiros do Futuro significa recomeçar – é uma oportunidade, uma nova chance que eu vou abraçar para fazer a diferença na vida”, agradeceu.