ENTRETENIMENTO

Prefeitura de Sorocaba realiza programação gratuita “Férias nos Museus 2024” de 16 a 18 de janeiro – Noticias

Por: Mariana Campos

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realizará, de 16 a 18 de janeiro, das 10h às 12h, a programação gratuita “Férias nos Museus 2024”, no Museu Histórico Sorocabano (MHS) e no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS). As inscrições on-line deverão ser feitas, a partir do dia 8 de janeiro, pelo link: http://tinyurl.com/feriasnosmuseus2024. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.

O objetivo da iniciativa, realizada pela Secretaria de Cultura desde 2015, é oferecer, neste período de recesso escolar, um espaço diferenciado às crianças, permitindo que elas participem de atividades educativas voltadas à temática dos museus de Sorocaba.

A programação, no Museu Histórico Sorocabano, ocorrerá nos dias 16 e 18 de janeiro, das 10h às 12h. No dia 16 de janeiro, será realizada uma oficina de colagem, voltado a crianças a partir de sete anos. A colagem é uma arte na qual muitas realidades são possíveis, por meio de imagens e recortes, construídos com diferentes materiais. Já no dia 18 de janeiro, crianças a partir de cinco anos poderão participar de uma oficina de modelagem, tanbém no MHS, com o intuito de desenvolver a manualidade, de uma forma lúdica. Utilizando argila, elas vão aprender a confeccionar dinossauros e fósseis, com o auxílio de moldes.

Por fim, a programação “Férias nos Museus 2024”, no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, ocorrerá no dia 17 de janeiro, das 10h às 12h, com a oficina de zine, voltada a crianças a partir de dez anos. Na ocasião, elas terão a oportunidade de aprender, de forma simplificada, as técnicas de produção de zines, visando capacitar cada um a criar seu próprio zine. O objetivo é familiarizá-las com essa produção literária, também conhecida como Fanzine. Essas publicações, caracterizadas por sua natureza independente e autodidata, são frequentemente criadas de maneira artesanal e exploram uma variedade de temas, abrangendo desde arte e cultura até estilo de vida.

O MHS está localizado na Rua Teodoro Kaisel, s/nº, na Vila Hortência, anexo ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Já o MEFS está localizado no Jardim Maylasky, na Rua Álvaro Soares, 553, no Centro. Mais informações sobre a programação “Férias nos Museus 2024” podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].