ENTRETENIMENTO

Prefeitura de Sorocaba entrega área de lazer aos moradores do Parque São Bento – Noticias

Fotos: Eduardo Santinon

Por: Mariana Campos

 

Com a presença de inúmeros moradores, a Prefeitura de Sorocaba realizou, na noite desta quarta-feira (27), a entrega da área de lazer localizada na Rua Odilon Walter, no Parque São Bento. As obras de implantação foram realizadas em parceria com a empresa Guisa Participações Ltda., por meio de medida mitigadora. O evento também contou com a realização de mais uma edição do “Mercado Solidário” e do “Bazar Solidário”, iniciativas organizadas pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS).

A implantação da área de lazer faz parte do programa “Sorocaba Linda de Verdade” e tem como objetivo proporcionar lazer e mais oportunidades de convívio em uma área harmoniosa, atrativa e segura, promovendo bem-estar e mais qualidade de vida aos moradores do Parque São Bento.

“É uma alegria muito grande estar aqui para a entrega desse novo espaço, que poderá ser utilizado pelas inúmeras famílias que moram no bairro. Foram implantados campo de futebol, playground, academia ao ar livre, além de um trecho de calçamento, bancos, iluminação pública com tecnologia de LED, grama e paisagismo”, detalhou o prefeito Rodrigo Manga.

Na ocasião, o prefeito Rodrigo Manga também anunciou o início da ligação da rede de abastecimento de água e a implantação de sistema de fossas, serviços executados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a partir desta quarta-feira (27), em 28 residências das ruas Projetada 1 e Projetada 2, todas já com pedidos autorizados pela autarquia. A estimativa é que essas melhorias beneficiarão mais de 80 famílias do bairro, oferecendo dignidade e mais qualidade de vida.

“É um prazer estar de volta no bairro. Agradeço a todos que ajudaram a realizar essa obra importante. Estivemos aqui, em 2021, e, por determinação do prefeito Rodrigo Manga, implantamos essa linda área de lazer, onde as famílias poderão se divertir”, destacou o secretário de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Darwin de Almeida Rosa.

Durante a solenidade, também foi anunciada a proposta do vereador Silvano Junior de denominar o novo espaço como Área de Lazer dos Meninos Cauã e Mateus, por meio de projeto de lei que será encaminhado à Câmara Municipal. O nome homenageia os dois garotos que faleceram tragicamente, em 2018. Maria Aparecida Campos de Paula e José Aparecido de Paula, pais de Mateus, e Cacilda da Conceição de Oliveira e Alcides Fernandes dos Santos, pais de Cauã, estavam presentes na solenidade.

Uma das moradoras que compareceu ao evento foi a frentista Jaqueline Silva, que mora bem próximo à área de lazer. “Esse lugar aqui era abandonado, na realidade. Ficou muito legal, com bastante espaço para as crianças brincarem”, elogiou a munícipe.

Já a manicure Isabela Reis, também moradora do bairro, além de elogiar a iniciativa, também participou do “Mercado Solidário” e ficou bastante satisfeita com a sua realização no local. “Foi ótimo. Consegui pegar alguns alimentos que estão faltando em casa, o que vai me ajudar bastante. A Prefeitura está de parabéns por essa ação”, comentou a munícipe, que estava acompanhada dos seus três filhos Lucas, Rafael e Lívia.

As famílias que compareceram ao evento também puderam contar, gratuitamente, com serviços e atividades oferecidos pela Prefeitura. A Secretaria da Saúde (SES) disponibilizou serviços de aferição de pressão e exames de glicemia aos presentes, além da exposição da Divisão de Zoonoses da SES, sobre prevenção e combate à dengue e outras doenças. A Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert) levou à comunidade os serviços do PAT Móvel. Quem também contribuiu com o evento foi a Secretaria da Educação (Sedu), que realizou uma oficina de recreação com as crianças. Já, a Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) doou mudas de diferentes espécies aos moradores. Outro destaque do evento foi a presença do cão terapeuta Buddy, da Guarda Civil Municipal (GCM), que interagiu com o público.

Além do prefeito Rodrigo Manga e do secretário Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras), também participaram da solenidade os secretários Rodrigo Machado (Mobilidade – em substituição), Ana Cláudia Fauaz (Cidadania), Clayton Lustosa (Educação), Evandro Bueno (Habitação e Regularização Fundiária – em substituição, e ouvidor-geral do Município), mais o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Tiago Suckow; e o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sérgio Barreto. Também prestigiaram o evento os vereadores Antonio Carlos Silvano Júnior e Fausto Peres, o arquiteto Robson Roberto Amaral, da empresa Guisa e a líder comunitária Gabriela Ribeiro.

 

Mercado Solidário e Bazar Solidário

A proposta do “Mercado Solidário” é oferecer itens básicos para o cotidiano das famílias, incluindo, desde produtos alimentícios, até itens de higiene pessoal e de limpeza para a casa. Os moradores presentes no evento receberam vales para serem trocados por produtos, de livre escolha.

Os participantes puderam levar para casa, sem custo algum, os produtos que mais agradavam e atendiam às necessidades de cada família e residência, como feijão, macarrão, sardinha, creme de leite, goiabada, milho, entre outros.

O “Mercado Solidário” teve início em 5 de maio de 2023 e, desde então, já atendeu diferentes bairros da cidade, como Carandá, Altos do Ipanema, Jardim Brasilândia, Júlio de Mesquita, Jardim Bethânia, Caguaçu, Cajuru, Vila Angélica, Barcelona, Jacutinga, entre tantos outros.

Outra iniciativa do FSS que chamou a atenção da comunidade, no ato de entrega da praça, foi o “Bazar Solidário”. A ação visa destinar peças de roupas novas ou em ótimo estado de conservação às diferentes comunidades da cidade. São vestuários variados, incluindo modelos infantis, juvenis e para adultos, contemplando também todas as estações do ano. São roupas novas e de qualidade, totalmente gratuitas, disponíveis a todos os interessados. Empresários, organizações, instituições e moradores que desejarem colaborar podem entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503.