ENTRETENIMENTO

Festa de Natal nas cozinhas comunitárias: 1,8 mil brinquedos são distribuídos para a garotada – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

De segunda-feira a sexta-feira, o eletricista Vagner Monteiro, de 51 anos, vai à Cozinha Comunitária Carioca da Ilha do Governador para buscar o almoço de oito integrantes de sua família. Desempregado, ele é um dos beneficiários do programa Prato Feito Carioca, da Prefeitura do Rio. E, nesta segunda-feira (25/12), dia de Natal, ele levou a neta Clarissa, de 4 anos, para receber um dos 109 brinquedos distribuídos na Rua Romancista, 96, na Freguesia, graças à campanha Prato Feito de Amor.

– Eu ganhei uma Barbie do Papai Noel, e hoje, aqui, ganhei uma outra boneca – disse a pequena Clarissa.

Nas 19 cozinhas comunitárias da Prefeitura do Rio foram distribuídos 1.800 brinquedos para as crianças beneficiárias do projeto da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), graças à solidariedade de empresários, comerciantes e de pessoas da sociedade civil. Além de bonecas e carrinhos, foram distribuídos jogos da memória, bolas, ursinhos, máscaras, entre outros brinquedos. E, como havia prometido, o secretário Everton Gomes se vestiu de Papai Noel para ajudar na distribuição de brinquedos na Ilha do Governador e em Nova Sepetiba, na Zona Oeste.

– A campanha de solidariedade teve uma grande adesão dos cariocas. Quero deixar registrado o meu agradecimento a todos que colaboraram para que pudéssemos proporcionar esse dia de alegria para a garotada – disse Everton Gomes, acrescentando que, em 2024, novas cozinhas comunitárias serão inauguradas.

Administrada pela SMTE em cogestão com o Instituto Socioeducacional Reaprender, do Grupo de Estudos Integrais Demétrius (GEID), a cozinha da Ilha serve diariamente pelo menos 280 refeições gratuitas. E, no dia de Natal, presenteou os beneficiários também com pequenos panetones.

Distante cerca de 60 km da Ilha, a cozinha comunitária de Nova Sepetiba, administrada pela SMTE em parceria com o Centro Social Amigos da Comunidade Nova Sepetiba, em cogestão da Desenvolvimento de Assistência Múltipla (DESAM), também recebeu a visita do secretário Everton Gomes. Segundo a costureira Alexandra Tavares, de 43 anos, o Prato Feito Carioca a ajuda a alimentar três filhos, um sobrinho e uma neta.

– Recebo Bolsa Família, mas as cinco quentinhas que pego aqui me ajudam muito.

O programa Prato Feito Carioca, mantido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, já serviu mais de 2,7 milhões de refeições desde a sua inauguração, em junho de 2022.

As 19 Cozinhas Comunitárias Cariocas estão instaladas na Maré, Realengo, Mangueira, Andaraí, Catumbi, Bento Ribeiro, Tanque, Costa Barros, Anchieta, Acari, Beira Rio, Vila Kennedy, Guaratiba, Campo Grande, Vila Aliança, Nova Sepetiba, Ilha do Governador, Terreirão e Cosmos.

Marcações: brinquedos Cozinha Comunitária Carioca natal Prefeitura do Rio Programa Prato Feito Carioca