ENTRETENIMENTO

Nutricionista orienta sobre os cuidados com a alimentação durante as festas de fim de ano

Final de ano é época de se reunir com os amigos e familiares nas festas de Natal, Réveillon e confraternizações. Porém, é importante conservar os cuidados com a saúde, mantendo uma dieta equilibrada, consumindo líquidos adequadamente e ficando atento aos excessos.

De acordo com a nutricionista Viviane Aluska de Araújo, da Rede Municipal de Saúde, devem ser evitados alimentos ricos em açúcares. “É importante elaborar seu prato de forma que seja composto, em sua maioria, de verduras, legumes e alimentos ricos em fibras, como os integrais, que vão dar a sensação de saciedade e evitar que você tenha que repetir o prato”, orientou.

Uma sugestão da profissional é trocar a sobremesa por frutas, porém destaca que não existe um alimento específico para se recomendar neste período. “Devemos escolher tudo sem exageros com base no que fará melhor pra gente”, afirmou.

Também é necessário alertar sobre as escolhas no momento da ingestão de líquidos. “Se possível, trocar o refrigerante por suco de frutas, investir na água, principalmente para os que vão tomar bebidas alcoólicas, evitando, assim, os sintomas de ressaca no dia seguinte”, alertou.

Por fim, a nutricionista ressalta que é possível aproveitar as festas e não se privar de se alimentar bem com sua família e amigos. “Pode comer de tudo, mas não tudo, voltando ao foco depois das festas, com alimentação saudável e atividade física”, finalizou.

Serviço – Nos casos de urgência por excessos na alimentação ou no consumo de bebidas alcoólicas, as pessoas devem se dirigir às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) localizadas nos bairros de Jardim Oceania, Valentina Figueiredo, Cruz das Armas e Bancários. As crianças podem ser encaminhadas, também, ao Hospital Municipal Valentina (HVM), especializado para atendimento infantil.