ENTRETENIMENTO

Valida Plano de Ação – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

A Secretaria Municipal de Agricultura participou do Restaura Vale 2023, realizado em Guaratinguetá nos dias 13 e 14 deste mês. O evento anual reúne diversos fatores da restauração florestal e atividades ecológicas nos municípios do Vale do Paraíba do Sul.

A Iniciativa Verde, é uma organização privada que apoia a produção florestal, iniciou em meados de 2022 a construção do Plano Diretor (PD) de Restauração para a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) 02 – Vale Paraíba do Sul, em Taubaté.

Nos dias 13 e 14, várias organizações se reuniram para discutir e validar participativamente o Plano de Ação do PD de Restauração Florestal do Vale do Paraíba. Este abrange os 39 municípios no interior de São Paulo, contando com o apoio do Comitê de Bacia e recursos do Fundo Estadual dos Recursos Hídricos (FEHIDRO).

A Iniciativa Verde, em parceria com a Serra Acima, organização concede em Cunha-SP, responsável pela Associação de Cultura e Educação Ambiental, contribuiu para a elaboração do Plano Diretor de Restauração Florestal do Vale do Paraíba desde maio de 2022. A Serra Acima conduziu escutas nos últimos meses, envolvendo restauradores, viveiristas, órgãos governamentais, ONGs e outras entidades.

No primeiro dia do evento, foram fornecidas informações sobre o PD para discutir e validar participativamente o Plano de Ação de Restauração Florestal do Vale do Paraíba. No segundo dia, a atenção foi direcionada à trajetória histórica das redes, suas formas, conexões e trocas, encerrando o evento com sucesso e a participação de mais de cem pessoas.

Com a validação do Plano de Ação, será redigido e encaminhado à Câmara Técnica para apreciação, e, se aprovado, entrará em vigor.