ENTRETENIMENTO

Defesa Civil faz treinamento para acionamento da sirene de emergência em São Sebastião





Ação ocorre nesta terça-feira (19). Caso ocorra uma situação de interrupção dos serviços essenciais, a sirene poderá ser operada manualmente



A primeira sirene para alerta de temporais foi instalada em São Sebastião, na última quarta-feira (13) e já está apta para o funcionamento. O sistema foi implantado com o objetivo de diminuir impacto dos estragos causados pela chuva na região. Em fevereiro deste ano, 64 pessoas perderam a vida após a maior chuva já registrada na história do país e que devastou a Vila Sahy.

A Defesa Civil do Estado, juntamente com a Defesa Civil Municipal e órgãos públicos e privados, realizam nesta terça-feira (19), às 17h, na Praça Vila Sahy, um simulado para acionamento da sirene de emergência com moradores da região com orientações. Este treinamento foi construído a partir do diálogo entre a comunidade local e a Defesa Civil, de modo que ficou definido data e horário mais oportuno para a participação do maior número de pessoas.

No último dia 4, uma equipe da Defesa Civil do Estado esteve na Vila Sahy conversando com os moradores acerca da instalação do equipamento e a necessidade deste treinamento.

O acionamento da sirene será feito à distância ou manualmente. O Centro de Comando Operacional da Prefeitura de São Sebastião poderá acionar o equipamento de forma remota, sempre que o CGE da Defesa Civil estadual (Centro de Gerenciamento de Emergências) emitir os alertas. Caso ocorra uma situação semelhante à de fevereiro, com a interrupção dos serviços essenciais, inclusive de telefonia e rede elétrica, a sirene poderá ser operada manualmente por um morador pertencente ao Núcleo Comunitário de Defesa Civil, que fará o acionamento.

No momento em que for acionada, mensagens de voz serão disparadas como: “A Defesa Civil informa: devido à previsão de chuva, há risco de alagamentos nessa área. Fiquem atentos”; “Atenção, atenção: a Defesa Civil informa a possibilidade de chuva moderada para forte nas próximas horas. Fiquem atentos”; “A Defesa Civil informa: estamos voltando à normalidade. Atenção moradores: ao retornaram para as suas moradias, verifiquem a ocorrência de deslizamentos. Caso necessário, liguem para a Defesa Civil: 199”; “A Defesa Civil informa: há risco de deslizamentos nessa área. Atenção moradores: dirijam-se para locais seguros e pontos de encontro”.

Além de São Sebastião, o Governo de SP prevê a instalação de sirenes em Guarujá e Franco da Rocha, até fevereiro de 2024.