ENTRETENIMENTO

IFSP participa de encontro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável – IFSP

Diálogo “Potências Negras: conexões necessárias para viabilizar vez e voz” tratou de recomendações para mais efetividade das políticas públicas de ações afirmativas e de combate às desigualdades

Apresentação de um dos grupos de trabalhoOs docentes do Campus São Paulo do IFSP, Giselly Barros e Francisco Veríssimo, participaram do evento/diálogo “Potências Negras – Conexões Necessárias para Viabilizar Vez e Voz” promovido como uma ação conjunta das Conselheiras Negras da Comissão Temática de Combate às Desigualdades do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República (CDESS).

O evento ocorreu no dia 15 de dezembro, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da USP e buscou promover a interlocução com diferentes pessoas negras, com seus saberes e posições sociais diversas, mas complementares em vivências negras, que puderam refletir e propor recomendações para a maior efetividade das políticas públicas de ações afirmativas e de combate às desigualdades.

A professora Giselly Barros, que é membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), destacou a importância do encontro para o Instituto. “Estar entre consagrados intelectuais negros, ouvindo e compartilhando experiências advindas de inúmeras instituições de ensino, mostra-se fundamental para a criação de políticas públicas em consonância com uma educação antirracista que, além da garantia do acesso às instituições de ensino públicas de qualidade, garantam também a permanência material e simbólica dos estudantes pretos, pardos e indígenas”, destacou Giselly.

O CDESS
O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República (CDESS) faz parte da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal e trabalha no assessoramento imediato ao Presidente da República, produzindo indicações normativas, propostas políticas e acordos de procedimento. O conselho atua na articulação das relações do Governo federal com os representantes da sociedade civil e para a construção do diálogo entre os diversos setores nele representados.

Entre suas atribuições, desenvolve ações de interlocução e diálogo entre o governo e a sociedade com o objetivo de fortalecer a agenda de desenvolvimento econômico social sustentável no país. Dentre as ações, está a criação de Comissões Temáticas, com o objetivo acompanhar, avaliar e contribuir com políticas públicas e ações relacionadas ao tema de cada comissão, constituindo-se em espaços de escuta e monitoramento das políticas do governo, além de proposição para o aperfeiçoamento da ação governamental.

Próximos passos
Após as discussões dos grupos de trabalho, os encaminhamentos foram realizados pelas conselheiras Ana Fontes, Alcielle dos Santos e Rosângela Hilário, para o secretário-executivo do CDESS, Paulo Henrique Rodrigues Pereira. Entre os encaminamentos, a sugestão de nomes que deverão ser incluídos nas pesquisas como Kabengele Munanga, Juarez Xavier, Beatriz Nascimento, Milton Santos etc. e o aprofundamento na discussão da interseccionalidade (raça, gênero e classe, por exemplo) na educação, cultura e saúde. Novos encontros acontecerão no próximo ano.