ENTRETENIMENTO

Uniten realiza formatura de 280 alunos de 30 cursos gratuitos e lança a plataforma Banco de Talentos para facilitar o acesso das empresas aos currículos

Fotos: Michelle Alves/Secom

Por: Rose Campos

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert) e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial  (Senac) Sorocaba, realizou, na noite desta sexta-feira (15), a formatura de 280 alunos da Uniten (Universidade do Trabalhador, Empreendedorismo e Negócios), em 30 diferentes cursos de qualificação profissional.

A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, com a presença do prefeito Rodrigo Manga, do secretário de  Relações do Trabalho e Qualificação Profissional, Hudson Pessini; do coordenador de cursos da Uniten, Rodrigo César Oliveira; da deputada estadual Maria Lucia Amary; do vereador e 1º vice-presidente da Câmara Municipal, Luis Santos; e do gerente do Senac Sorocaba, Rodrigo Amaral, além dos professores da Uniten, dos alunos formandos e seus convidados, que lotaram a plateia do teatro, para prestigiar o evento.

“Sorocaba tem, cada vez mais, se destacado como um grande polo gerador de empregos. Tanto que, há poucos dias, nossa cidade foi, pela terceira vez consecutiva, finalista nessa categoria, no prêmio Band Cidades Excelentes. Queremos ampliar novas oportunidades nessa área para o povo sorocabano” afirmou o prefeito Rodrigo Manga.

A solenidade teve início com uma apresentação, no palco, dos músicos André Oliveira, Francis Henrique e César Oliveira, acompanhados da cantora sorocabana Teresa Baddini, que entoou o Hino Nacional Brasileiro. Na sequência, foi apresentado um vídeo mostrando vários depoimentos pessoais de alunos, falando sobre a importância de cada aprendizado, e revelando um pouco da rotina deles em sala de aula.

O ponto alto foi a entrega dos certificados, pelos professores e autoridades presentes, a um aluno de cada turma, que subiram ao palco representando todos os demais colegas. Foi um momento de emoção, uma vez que a conquista dos certificados, significa, para todos, a superação de desafios e, além disso, novas possibilidades de futuro, pessoal e profissional.

Entre os cursos concluídos na Uniten estavam os de Barbeiro, Instalação de Som, Alarme e Insulfilme, Corte e Costura, Departamento Pessoal, Auxiliar de Produção, Pizzas Doces e Salgados, Doces Finos para Festas, Cuidador Infantil, Cuidador de Idosos, Assistente de Logística, entre outros.

Durante o evento, ainda, foi lançado o novo “Banco de Talentos”. Trata-se de uma plataforma on-line, à qual as empresas da cidade poderão ter acesso, facilitando a busca pelos profissionais formados na Uniten. A inclusão dos currículos poderá ser feita pelos próprios alunos, em um totem digital feito exclusivamente com essa finalidade. As empresas terão acesso podendo utilizar filtros, como a escolha de palavras-chave, área de formação, geolocalização, entre outros. Na inclusão dos dados do currículo, é o aluno que escolhe o layout e formato mais apropriado e faz a inclusão dos dados de forma totalmente digitalizada. Assim que finalizar o processo, o aluno recebe uma cópia do currículo em seu contato de whatsapp.

A aluna Laura Heloise Dutra, uma das mais jovens entre os formados, tem 16 anos e já se mostra preocupada em garantir seu futuro. “Escolhi o curso de Auxiliar Administrativo e acho que será muito importante para minha carreira. E o Banco de Talentos, além disso, tenho certeza que vai facilitar nosso acesso ao mercado de trabalho”, opinou.

Márcia Aparecida Nóbrega Santiago, por sua vez, escolheu o curso de Atendimento ao Cliente. “Decidi por esse curso pensando em melhorar profissionalmente. Porque já sou profissional autônoma, trabalho fazendo bolos de pote, e acredito que o novo curso pode me ajudar muito. E talvez até fazer outros cursos na Uniten também. Já estou pensando nisso”, revelou a empreendedora.

A haitiana Vanícia Jaques estava feliz por ter concluído o curso de Informática Básica. “Sempre sonhei em fazer esse curso. E agora é uma realidade. Estou no Brasil, em Sorocaba, há cinco anos, e a cidade tem me dado muitas oportunidades. Também faço curso de Administração e esse certificado, na área de Informática, vai ser muito bom para minha carreira”, comemorou a moça.

Já, a professora Mara Rúbia, que entre outros cursos ministra aulas de Auxiliar de Almoxarifado e Informática Básica, lembrou de outro aspecto importante dos cursos da Uniten. “Na Uniten, os professores não se preocupam somente em dar aulas técnicas. Recebemos muitas pessoas que estavam em casa, paradas, sem perspectiva, muitas em depressão. Buscamos dar motivação para essas pessoas. Lembro de uma aluna que foi matriculada pela família. Ela foi meio empurrada e achou que só faria uma aula. Mas não apenas se formou, como atualmente está empregada na área. Ela fez três cursos lá e é uma excelente profissional. Posso dizer que a Uniten mudou a vida dela”, conclui a professora.

Todos os cursos oferecidos pela Uniten são gratuitos, com acesso a transporte público também gratuito. A Uniten está localizada na Av. Gen. Osório, 1840, na Vila Barão, Zona Norte da cidade. O telefone para informações é o (15) 3316-1666, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.