ENTRETENIMENTO

Hospital Geral de Nova Iguaçu investe na capacitação contínua dos profissionais da saúde

Núcleo de Educação Permanente promove treinamentos em todos os setores da unidade

Uma das referências em saúde da Baixada Fluminense, o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) vem promovendo um conjunto de ações para qualificar ainda mais a assistência prestada aos pacientes. A unidade conta com o Núcleo de Educação Permanente (NEP), setor responsável por organizar, planejar e promover treinamentos e simulações de atendimentos, que acontecem diariamente, conforme a rotina dos funcionários.

Com a grande demanda de atendimentos feitos pelo HGNI, as capacitações oferecidas são necessárias para garantir que os profissionais da saúde estejam sempre atualizados sobre diversos assuntos, oferecendo uma atuação mais segura e qualificada aos pacientes que chegam de toda a Baixada Fluminense. Por mês, o NEP alcança cerca de três mil funcionários de todas as áreas de atuação, com treinamentos de até uma hora e meia para cada um.

“O NEP tem uma importância estratégica para o hospital. Fazem treinamentos diretamente nos setores ou no Centro de Estudos, como se fossem aulas, tirando dúvidas, orientando e falando de temas que irão atualizar o profissional e qualificar a assistência”, destaca a diretora multiassistêncial do HGNI, Viviane da Silva.

As capacitações abrangem tanto aspectos teóricos quanto práticos. Isso significa que os profissionais têm a oportunidade de adquirir conhecimentos por meio de aulas, bem como aplicar essas habilidades em situações práticas simuladas. O setor também é responsável por dar as boas-vindas a novos colaboradores através de uma integração, explicando todas as normas de atuação do HGNI.

“Seguimos um cronograma de treinamentos mensais e atendemos a necessidade de cada setor com temas específicos. O NEP vem para capacitar, aprimorar e agregar na formação de cada profissional, ampliando os conhecimentos técnicos e a formação de cada um com atualizações importantes”, ressalta a coordenadora do NEP, enfermeira Alessandra Damasceno.

Embora tenha uma equipe composta por enfermeiros, o NEP alcança com seus treinamentos profissionais de todas as áreas de atuação. Fonoaudióloga do HGNI, Jéssica Conceição de Abreu explica a importância das capacitações na rotina dos profissionais.

“Tem ajudado, orientado e atualizado toda a equipe, tanto da minha especialidade, quanto de outras, com informações importantes que garantem, de forma eficaz, melhorias no atendimento e acolhimento dos pacientes”, explica.

Enfermeira que atua na pediatria, Cristiane de Oliveira explica como o NEP auxilia na formação dela e de vários profissionais, mesmo em meio a rotina de plantões no HGNI.

“Eu acho que é muito importante para o profissional, pois têm muitas coisas que temos dúvidas, mas as capacitações esclarecem muitas coisas e colaboram para uma assistência mais ampla”, conclui.