NOTÍCIAS

Comlurb recolhe 640,4 toneladas de resíduos das areias das praias no feriadão de São Sebastião – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

A Comlurb posicionou mais contêineres nos pontos com maior frequência de público – Divulgação

O primeiro fim de semana prolongado de 2023 levou muitos cariocas e turistas às praias da cidade. De sexta-feira (20/1), Feriado de São Sebastião, a domingo (22/1), as equipes da Comlurb recolheram 640,4 toneladas de resíduos das praias, sendo: 246,2 toneladas das praias da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes; 235,1 toneladas das praias da Zona Sul; 90,6 toneladas das praias da Ilha do Governador; 55 toneladas no Piscinão de Ramos; 7,3 toneladas em Paquetá; e 6,2 toneladas em Barra de Guaratiba. As equipes fizeram a manutenção da limpeza por 24 horas, durante os três dias, e todas as praias amanheceram totalmente limpas nesta segunda-feira (23/1).

A Comlurb reitera o apelo para que os frequentadores das praias cariocas façam o descarte de seus resíduos de forma ordenada, nos contêineres colocados em toda a orla da cidade. Apenas nas praias da Zona Sul são 1.550 contêineres.  A Companhia fez um planejamento de posicionamento dos contêineres para garantir que os pontos da orla com maior frequência de público recebam a maior quantidade de recipientes. A Comlurb iniciou no dia 18 de janeiro, na Pedra do leme, a ação de conscientização anual do projeto Praia Limpa. A campanha de orientação dos banhistas quanto ao descarte correto de lixo é feita pelo grupo Chegando de Surpresa, formado por garis que usam a música e a dança nas ações de conscientização, acompanhado de Renato Sorriso.

Desde dezembro, a Companhia já vem reforçando o serviço de limpeza com a operação Praia Limpa, realizada todo ano no verão com a ampliação do efetivo de garis e mais turnos de trabalho. A contribuição dos frequentadores para a manutenção da limpeza da praia é essencial. As ações de conscientização do Praia Limpa já passaram por Ipanema, Arpoador e Leblon. Neste fim de semana estão programadas para o Recreio dos Bandeirantes (Posto 12 ao Pontal, no dia 26, e Posto 10, no dia 27), e na Barra da Tijuca (no Pepê, Posto 2, no dia 28).  As próximas estão previstas para as praias da Ilha do Governador e no Piscinão de Ramos.

A Comlurb realiza um trabalho de excelência em todos os 56 quilômetros de praias da cidade. O reforço do verão com o Praia Limpa mobiliza 600 garis por dia, trabalhando em até três períodos, incluindo a noite/madrugada, para que os banhistas recebam as praias limpas. Atualmente, o serviço foi incrementado com os novos tratores de praia com equipamento acoplado para peneirar e revolver a areia, realizando uma limpeza mais minuciosa, fazendo sua higienização e contribuindo para reduzir ainda mais as impurezas, chegando a alcançar 20 centímetros de profundidade. O revolvimento, além de ajudar na prevenção de microorganismos, retira resíduos de menor tamanho. Há seis anos que o equipamento não era usado na limpeza das praias. Com a aquisição deles, a Companhia volta a ter o padrão de limpeza de praias que existia até 2016.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Guarda Municipal e Assistência Social acolhem idoso de 94 anos abandonado na Rodoviária Novo Rio

23 de janeiro de 2023

Procon Carioca nos Bairros chega a Realengo na quinta-feira e sexta-feira

23 de janeiro de 2023

Guia online para pagamento do IPTU 2023 está disponível aos contribuintes

23 de janeiro de 2023

Seop aplica multas a barraqueiros que loteavam as areias das praias

23 de janeiro de 2023

Instrutores de atividades esportivas ao ar livre em espaços públicos devem renovar o alvará

23 de janeiro de 2023

< Voltar