NOTÍCIAS

Prefeitura inaugura placa de patrimônio cultural do Teatro Casa Grande, no Leblon – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

O Teatro Casa Grande, no Leblon, ganhou a já tradicional plaquinha azul – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta quinta-feira (12/1), a placa de patrimônio cultural do Teatro Casa Grande, no Leblon, na Zona Sul da cidade. O tradicional teatro de 56 anos havia sido declarado Patrimônio Cultural Carioca no último dia 20 de outubro, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do município. Com a homenagem, o espaço passa a integrar o Circuito dos Teatros do projeto Circuitos do Patrimônio Cultural Carioca, organizado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).

– Essa placa simboliza a gratidão e a homenagem do prefeito Eduardo Paes à história e à cultura do Rio de Janeiro. Esta inauguração, aqui no Teatro Casa Grande, um ambiente conhecido historicamente como símbolo da liberdade e da democracia, não poderia acontecer em melhor momento. Acontece justamente agora, quando é importante entender que só estamos tendo um país reorganizado porque a democracia prevalece – afirmou o secretário de Governo e Integridade Pública, Tony Chalita.

Esta é a terceira placa do Circuito dos Teatros, que ainda em 2022, homenageou o centenário de nascimento da grande atriz e cantora Bibi Ferreira, com uma placa de patrimônio instalada na Avenida Rui Barbosa 664, no Flamengo, onde morou. A primeira placa do circuito prestigiou o Teatro Rival, do Centro, em 2014.

– O Circuito dos Teatros foi criado para identificar e destacar locais de espetáculos importantes para a cultura carioca e homenagear artistas que se destacaram nos palcos teatrais.  A instalação da placa azul ajuda a resgatar a memória da cidade, eternizando nas paredes dos imóveis parte de nossa história – explicou a presidente do IRPH,  Laura Di Blasi.

A escolha leva em consideração a importância do Teatro Casa Grande, inaugurado em 1966 com o nome Café Teatro Casa Grande, para a história do Rio e para o cenário cultural do município e do país. A placa destaca essa importância, ao informar que o teatro “se tornou espaço de debate e resistência durante o regime militar, vindo a ser conhecido como território livre da democracia no Brasil”.

– Este ano, o Casa Grande completa 57 anos de arte e luta. Estar aqui hoje, ganhando esse reconhecimento de patrimônio cultural, é muito especial. O teatro é um território livre, onde todos são iguais – declarou Léo Haus, um dos diretores do teatro.

A inauguração contou com a presença de outras autoridades municipais, como o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, e de representantes da classe artística.

Circuitos do Patrimônio Cultural Carioca

As famosas plaquinhas azuis de identificação de bens e locais começaram a ser instaladas em 1992; mas, desde 2010, os Circuitos do Patrimônio Cultural Carioca começaram a ser feitos por temas que valorizam o patrimônio cultural. Os circuitos deixaram de ser focados em arquitetura e passaram a abranger temas livres, ligados à cultura e à identidade carioca. Por meio da fixação de uma placa informativa, a Prefeitura do Rio seleciona locais de destaque para cada tema. Em cada placa, os visitantes podem saber um pouco mais sobre o local e sua importância para a história da cidade e para o tema em questão.

São 22 circuitos com bens culturais espalhados por toda a cidade. Entre os circuitos, temos: Liberdade, Art-Déco, Cinemas, Trem, Botequins, Águas, Samba, Bossa Nova, Praça Tiradentes, Herança Africana, Choro, Negócios Tradicionais, Literatura e outros.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Ação do Ivisa-Rio recolhe pomadas de cabelos em lojas da Zona Oeste

12 de janeiro de 2023

Verão Animal 2023 terá mutirão de banho, campanha de adoção e ações de conscientização

12 de janeiro de 2023

Planetário do Rio lança programação de férias

12 de janeiro de 2023

Prefeitura reinaugura mais três unidades de saúde após reformas

12 de janeiro de 2023

Mirante do Arpoador ganha revitalização da Comlurb e um novo espaço instagramável

12 de janeiro de 2023

< Voltar