Sorocaba

Prefeitura e Urbes orientam sobre vistoria 2023 em veículos do transporte escolar – Agência de Notícias

 

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, orienta os motoristas de transporte escolar sobre a obrigatoriedade de realizar a vistoria dos veículos, para atuar no primeiro semestre de 2023. O procedimento teve início nesta quinta-feira (5) e é realizado pela unidade local do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo. A Urbes é parceira da iniciativa, ocasião em que uma equipe verifica o cumprimento da legislação municipal (adesivo e laudo de fumaça) e instala o selo autorizador.

A previsão é que 499 veículos, que atualmente possuem alvará da Urbes para atuar nesse setor, deverão passar por vistoria. Elas ocorrem de 5 a 26 de janeiro (para a pessoa física), sempre às segundas, terças e quintas-feiras, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30, e nos dias 26, 30 e 31 de janeiro (para a pessoa jurídica).

A unidade do Detran de Sorocaba fica na Av. Quinze de Agosto, 4.800, no Jardim Leocádia. Antes, porém, é necessário agendar a vistoria, via Portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), acessando “Veículos”, depois “Outros serviços de veículos” e “Revistoria Escolar”. No momento da vistoria, é necessário apresentar o protocolo de renovação de Alvará 2023 da Urbes, dentre outros documentos que podem ser também conferidos no site do Poupatempo.

Todos os itens de segurança exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) serão vistoriados. Por exemplo, a pintura da faixa lateral amarela, com a inscrição em preto; o tacógrafo (marcador de velocidade) e os cintos de segurança em número igual ao da lotação total permitida, além de espelhos retrovisores e/ou câmeras que englobam a visão dianteira/lateral do veículo. Existe, ainda, a preocupação com o meio ambiente e a poluição causada pelos veículos. Por isso, há a exigência do Relatório de Medição de Opacidade (Laudo de Fumaça).

“Esta é a segunda fase do processo que habilita o motorista a atuar no transporte escolar nos primeiros seis meses de 2023. A primeira foi solicitar um novo Alvará ou a renovação do antigo”, explicou o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto. Esse procedimento, totalmente on-line, foi iniciado pela Urbes no dia 26 de dezembro, de forma mais prática e ágil, inclusive para entrega da documentação exigida.

Uma das inovações este ano, além da solicitação on-line do alvará, é a geração de um QR Code que o motorista precisa afixar no para-brisa do veículo. “Por meio dele, é possível ter acesso a informações sobre o alvará de operacionalização, assim como os bairros e escolas atendidos por aquele motorista”, complementa o diretor-presidente da Urbes.

Tanto o Alvará, quanto a vistoria são necessários, tanto é que o selo autorizador e o Alvará somente são liberados após o atendimento dessas exigências legais. A Urbes, inclusive, entregou informativo para os condutores escolares, com todas as explicações sobre como proceder. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3519-3100.