NOTÍCIAS

Nave do Complexo do Alemão comemora 11 anos envolta na magia do Natal – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Trinta e nove crianças alunas da Nave, moradores da comunidade, participaram da campanha anual de solidariedade – Divulgação

Para celebrar o aniversário de 11 anos da Nave do Conhecimento de Nova Brasília, no Complexo do Alemão, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), em parceria com os Correios, preparou uma festa especial de Natal, “A Arte de Transformar Sonhos em Realidade”. Trinta e nove crianças alunas da Nave, moradores da comunidade, participaram da campanha anual de solidariedade dos Correios e tiveram uma surpresa nesta terça-feira (20/12). Elas mandaram cartinhas com mensagens ao bom velhinho e receberam do “Papai Noel dos Correios” os presentes doados e indicados nas cartas.

A turma que recebeu os presentes é composta por alunos (de 6 a 10 anos) da oficina gratuita “Cartinhas ao Papai Noel: do Pombo Correio ao WhatsApp” oferecida em novembro pela Nave.

– Em 2022, entregamos vários presentes para a Comunidade do Alemão. Reabrimos a Nave de Nova Brasília depois de algum tempo fechada, e desde então atendemos e certificamos milhares de pessoas, trazendo a esperança, novas possibilidades de uma vida melhor e uma agenda mais inclusiva da Ciência e Tecnologia. Agora, com esta bem sucedida parceria com os Correios, conseguimos trazer a magia do Natal para muitas crianças – afirmou Marcelo Matos, subsecretário de Projetos Tecnológicos e Inovação da SMCT.

A Nave do Conhecimento do Alemão, centro de inclusão digital para a comunidade, só este ano, realizou 63.628 atendimentos, ofereceu para a população gratuitamente 144 cursos e oficinas de tecnologia, empreendedorismo e inovação e certificou 1.498 alunos aprovados.

– O Papai Noel dos Correios é uma grande campanha de solidariedade que traz união, fraternidade e que ajuda a conectar pessoas do bem que querem adotar cartinhas, doar e entregar presentes para as crianças que tiram seus sonhos singelos do papel. É uma honra para os Correios comemorar os 11 anos da Nave com a magia do Natal – ressaltou o superintendente Estadual dos Correios, Ricardo Fogos.

A campanha anual dos Correios tem como objetivo incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças estimulando habilidades cognitivas e emocionais.

– Eu enviei uma cartinha contando um pouco de mim com a esperança de receber um presente. Hoje foi um dia muito importante, pois têm crianças da comunidade que nunca viram o Papai Noel ou chegaram a ganhar um presente dele – contou Anne Bellize, de 10 anos, aluna da Nave e moradora de Nova Brasília após receber seu presente.

Além da exposição digital das cartas escritas pelas crianças presenteadas, também fez parte da programação a apresentação dos materiais produzidos pelos alunos dos cursos de Fundamentos da Fotografia e TecnoArt, no qual o intuito foi criar artes digitais por meio da mistura entre os conceitos da arte urbana, envolvendo várias formas de manifestações, como o graffiti e pinturas. Por meio do pensamento crítico dos alunos, eles puderam expressar através da arte a sua memória afetiva do Complexo do Alemão. O ambiente da Nave foi todo decorado com peças natalinas produzidas pelos alunos do curso Modelagem e Impressão em 3D, na qual o público presente pôde interagir com a impressora 3D, Óculos de Realidade Virtual e Robótica.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Prefeitura do Rio entrega mais de mil cartões alimentação para idosos em situação de vulnerabilidade alimentar 

20 de dezembro de 2022

Parceria entre a Prefeitura do Rio e MUDE inaugura academia a céu aberto em Ipanema

20 de dezembro de 2022

Prefeitura entrega reforma de dois campos de futebol na Lagoa

20 de dezembro de 2022

Recode, Prefeitura do Rio e Universidade Stanford se unem para criar soluções de empregabilidade em comunidades da cidade

20 de dezembro de 2022

Estação Campinho, no corredor Transcarioca, é reaberta após passar por reformas

20 de dezembro de 2022

< Voltar