Sorocaba

Equipes do “HumanizAção” acolhem 37 pessoas em situação de rua na noite de domingo (18) – Agência de Notícias

As equipes do “Humanização”, que efetuam um trabalho ininterrupto, todos os dias da semana, realizaram, na noite de domingo (18), mais uma ação de abordagem social especializada às pessoas em situação de rua. As equipes prestaram atendimento a 47 pessoas, em diferentes regiões da cidade, sendo que 37 delas aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). Lá, são disponibilizados aos abrigados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente e cuidados de higiene.

Realizado de forma integrada, o programa municipal reúne profissionais da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), da Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas, e da Secretaria da Saúde (SES), além do apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes.

Foram percorridos pelas equipes os seguintes endereços: Praça Cel. Fernando Prestes; Rua São Bento; Rua XV de Novembro; Rua Brigadeiro Tobias; Praça Arthur Farjado; Largo do Rosário; Rua da Penha; Rua Barão do Rio Branco; Rua Sete de Setembro; Av. Dom Aguirre; Praça Dom Tadeu Strunck; Largo do Líder; Av. Afonso Vergueiro; Av. Itavuvu; Praça Pedro de Toledo; Rua Blaza Munhoz e Praça Frei Baraúna.

Saiba como ajudar

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

Além disso, durante as estações mais frias do ano, animais de estimação que estejam na companhia das pessoas acolhidas ou que se encontrem abandonados nas ruas também recebem abrigo, com ações por parte da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).

Ainda, outra forma ainda de colaborar é doando rações, roupinhas e casinhas para pets, que vão ajudar a abrigar e aquecer os animaizinhos acolhidos. As doações podem ser entregues, das 8h às 17h, na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, da Sema, localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira.