Sorocaba

Equipes do “HumanizAção” seguem intensificando ações de acolhimento às pessoas em situação de rua, desta vez, na região da Vila Rica – Agência de Notícias

As equipes do programa “HumanizAção” seguem intensificando as ações de abordagem social, acolhimento e abrigo às pessoas em situação de rua na cidade de Sorocaba, desta vez, na região da Vila Rica.

Ao longo desta quinta-feira (15), as equipes percorreram 11 locais diferentes no município, nos quais puderam atender e  acolher 45 pessoas em situação de rua, que aceitaram receber abrigo no Serviço de Obras Sociais (SOS). No local, elas têm à disposição, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente e também cuidados de higiene.

As ações do programa ocorrem de forma integrada, por meio das secretarias de Segurança Urbana (Sesu), da Cidadania (Secid), da Saúde (Ses), de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e de Governo (Segov), mais o importante apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Urbes – Trânsito e Transportes.

Ainda, também na quinta-feira, com o suporte da Cooperativa de Trabalho Social de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região (Coopereso), as equipes realizaram uma força-tarefa para o recolhimento de resíduos e materiais inservíveis (papelões, restos de comida e pedaços de madeira molhados, por exemplo) nas ruas e calçadas da Vila Rica, muitas vezes, abandonados por pessoas em situação de rua que utilizam esses espaços para abrigo. Ao todo, foi coletada cerca de uma tonelada desses materiais durante a ação.

“Nessas ações, as equipes coletam resíduos e inservíveis, evitando que estes itens, inclusive, obstruam o escoamento da água das chuvas nas vias públicas. Esse tipo de ação visa promover, ainda, o bem-estar geral, por meio da assepsia realizada pelas equipes nesses espaços, evitando, assim, a possível disseminação de doenças. Além disso, a limpeza proporciona mais organização e asseio aos espaços públicos da cidade, bem como beneficia a população em geral, que partilha desses ambientes”, afirma o secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro.

Saiba como ajudar da forma mais efetiva

O secretário de Governo (Segov), João Alberto Corrêa Maia, reforça que todas as doações são muito bem-vindas e destaca que algumas formas de auxílio ajudam, de maneira mais efetiva, a promover uma mudança real na situação de vida dessas pessoas. “Nós pedimos a todos que desejam doar alimentos, roupas e cobertores, por exemplo, que enviem esses materiais diretamente às instituições sociais, abrigos da cidade ou ao Fundo Social de Solidariedade, para que nada seja perdido nas ruas com as chuvas e, principalmente, para que os abrigados consigam comer, dormir e passar a noite em lugares seguros e confortáveis, tendo o suporte de equipes especializadas que podem, inclusive, ajudá-los a sair dessa situação em que se encontram, caso aceitem esse auxílio”, ressalta.

A população também pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua, necessitando de cuidados e acolhimento, assim como fazendo doações, pelo WhatsApp do programa “HumanizAção”: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secid e 153, da GCM.