NOTÍCIAS

IFSP oferece primeiro curso gratuito de Engenharia de Software no estado de São Paulo  – Portal Institucional – IFSP

IFSP oferece primeiro curso gratuito de Engenharia de Software no estado de São Paulo 

Nova graduação do Câmpus São Carlos oferece 40 vagas para o primeiro semestre de 2023 

Compartilhar   WhatsApp    

O Câmpus São Carlos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) começa 2023 com a oferta de um curso inédito na Instituição: Engenharia de Software. O ingresso para esse e para todos os demais cursos de graduação do IFSP, no primeiro semestre de 2023, se dará por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2022. No total, o IFSP oferece, no próximo semestre, 5.400 vagas para cursos superiores gratuitos.   

Engenharia de Software 

A abertura de mais um curso na área de Tecnologia de Informação no Câmpus São Carlos — que já oferece a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, uma especialização em Desenvolvimento de Sistemas para Dispositivos Móveis e um curso técnico em Informática para Internet —, visa a formar profissionais numa área tão demandada e escassa de mão de obra. Hoje, o Brasil registra déficit superior a 100 mil profissionais de TI por ano.   

A região de São Carlos é conhecida pelo empreendedorismo tecnológico e pela presença de importantes instituições de fomento, tais como, empresas de tecnologia e inovação, startups, espaços de inovação e grandes empresas que demandam profissionais de TI; muitas delas são atraídas pela presença de instituições de ensino que formam profissionais na área.   

Elaborado a partir das demandas reais do mercado de trabalho, o curso possui uma vocação prática, com mais disciplinas de computação voltadas ao mercado quando comparado aos demais cursos da área.  

Ao longo do curso, os alunos terão sólida base teórica em Computação, aliada a conteúdos que os capacitarão em áreas que cobrem todo o processo de desenvolvimento de um produto de software, desde a especificação,  arquitetura, testes até a implantação e manutenção; permitindo, dessa forma, que os futuros profissionais atuem nos mais diversos cargos disponíveis na região e também fora dela. Durante o curso, os alunos ainda aprenderão a desenvolver sistemas para as mais diferentes plataformas, como Web e Mobile, além de ter contato com conhecimentos emergentes, como Inteligência Artificial e Ciência de Dados.   

Durante a formação, os alunos têm a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula por meio de projetos práticos, desenvolvidos segundo demandas reais da sociedade, a partir de parcerias, que podem envolver empresas da região. O desenvolvimento de projetos, a contar de demandas reais, em conjunto com empresas parceiras, permite ao aluno uma formação integral, humana e mais aderente à qualificação esperada pelo mercado, avalia o docente Lucas Oliveira, que trabalhou na concepção do curso.  

Um dos diferenciais do Instituto Federal de São Paulo é a qualificação do corpo docente: 91% dos professores de Computação do câmpus são doutores; os demais, são mestres. Muitos ainda possuem experiência no mercado, aponta o coordenador do curso, Jorge Francisco Cutigi. Além disso, o Câmpus São Carlos já possui toda a infraestrutura necessária do curso, com laboratórios de informática e biblioteca equipados.   

Mais cursos novos 

Quatro câmpus do IFSP oferecem, em 2023, novos cursos na unidade. Além da Engenharia de Software, o Câmpus São Carlos inaugura seu curso de Administração. Em Araraquara, a novidade é o curso de Sistemas para Internet. E, enquanto, em Guarulhos, os candidatos passam a ter a opção do curso de Engenharia da Computação,  no Câmpus São Paulo, o novo curso é o de Sistemas de Informação.  

Conheça todas as 5.400 vagas oferecidas em cursos superiores gratuitos pelo IFSP no próximo processo seletivo em https://www.ifsp.edu.br/sisu2023.