Sorocaba

Escola da rede municipal de ensino realiza I Jornada de Matemática – Agência de Notícias

A E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira”, que integra a rede municipal de ensino da Prefeitura de Sorocaba, realizou a I Jornada de Matemática da escola, nesta quarta-feira (23), envolvendo alunos de todas as turmas do 5º ano.

A primeira etapa da competição aconteceu no período de 31 de outubro a 11 de novembro, quando se classificaram os melhores estudantes por classe. Agora, nesta segunda etapa, a classificação se deu entre os concorrentes já classificados de toda a escola.

Participaram desta segunda fase equipes com cinco alunos e mais dois reservas. Todas as equipes participaram dos jogos ou desafios matemáticos oferecidos, sendo que sagrou-se campeã a equipe com maior pontuação. Assim, os alunos foram desafiados com problemas de cálculos numéricos, na resolução de situações-problema, cálculo mental envolvendo as quatro operações matemáticas e cálculo de estimativas. “É uma maneira lúdica que encontramos de motivar os alunos a se aplicarem, ainda mais, nos estudos da Matemática. E vemos que o envolvimento dos alunos está sendo muito grande”, avalia o diretor da unidade, Alex Sandro dos Santos.

Os alunos que não integraram as equipes fizeram parte de uma animada torcida, inclusive com a participação de alguns pais e responsáveis e, logicamente, dos professores. “A atividade está sendo muito interessante e desafiadora. Além disso, prepara os alunos para outras competições que possam vir, treinando cada vez mais a sua capacidade de raciocínio. Assim, no futuro, eles estarão prontos para lidar com esse tipo de desafio”, opina a mãe de aluno e professora Márcia Fermino de Godoi. Seu filho, o aluno Marco José, foi integrante de uma das equipes.

A avó do aluno Matteus, Dona Rosalina Antunes da Silva, também foi prestigiar o evento escolar. “Achei muito legal ver os alunos, na arquibancada, que estão todos muito animados, enquanto as equipes participantes estão muito concentradas na realização dos cálculos. Meu neto me convidou para vir assistir e estava muito animado”, ela conta.

“É muito importante quando vemos que as escolas estão dispostas a buscar formas criativas de incentivar os alunos nos estudos. Assim, tanto os alunos, como as escolas, só têm a ganhar com essa evolução”, destaca o professor e secretário da Educação, Marcio Carrara.

“Foi uma disputa muito saudável e que, com certeza, cumpriu o seu papel de motivar os alunos a estudar a Matemática e a fomentar o espírito de equipe entre os competidores”, ressalta a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Thais Helena de Oliveira Moraes, que na ocasião integrou a equipe de jurados.

Confira a classificação das equipes: 1º lugar – 5C 160 pontos 2º lugar – 5F 150 pontos 3º lugar- 5A 115 pontos 4 º lugar – 5E 100 pontos 5º lugar – 5D 90 pontos 6º lugar – 5B 50 pontos

A escola Duljara Fernandes de Oliveira fica localizada na R. Mobil Lopes de Oliveira, 51, no Jd Santo Amaro, na Zona Norte.

 

Fotos: Rose Campos/Secom e Sedu/Divulgação