NOTÍCIAS

IFSP disponibiliza relatório referente à consulta sobre Plano de Dados Abertos – Portal Institucional – IFSP

IFSP disponibiliza relatório referente à consulta sobre Plano de Dados Abertos

Consulta contou com a participação de técnicos-administrativos, estudantes e comunidade externa

Compartilhar   WhatsApp    

A consulta pública acerca do Plano de Dados Abertos (PDA) do Instituto Federal de São Paulo esteve aberta entre o período de 12 de agosto a 15 de setembro de 2022, por meio de questionário online, sendo amplamente divulgada no site do IFSP, por meio de e-mails, grupos de WhatsApp e outros meios de comunicação.  

A consulta obteve 467 registros de respondentes, divididos nas seguintes categorias: docentes, técnicos-administrativos, estudantes e comunidade externa com uma participação mais expressiva da área docente. Desses registros, 345 responderam todas as questões do formulário. 

O formulário continha questões em que o participante poderia indicar um ou mais dados referentes a cada grupo disponível no Portal de Dados Abertos: Administração, Assuntos Estudantis, Ensino, Extensão, Gestão de Pessoas, Inovação e Pesquisa e Pós-Graduação. Além dessas questões fechadas, havia a opção de uma questão aberta em que os participantes poderiam sugerir descritivamente a abertura de dados que não estivessem listados no questionário. 

Em relação aos resultados, observou-se que a prioridade dos respondentes ocorre em dados alusivos à área de educação. Os percentuais de maior interesse foram: Ensino (75,04%), seguido por Pesquisa e Pós-graduação (61,3%) e Extensão (60,7%). Já na questão aberta, os dados mais solicitados foram sobre a evasão escolar; acessibilidade; dados de egressos; gênero, raça e diversidade sexual de estudantes e servidores; força de trabalho física e home office (força de trabalho presencial e Programa de Gestão e Desempenho); e orçamento por câmpus.  

Acesse aqui a Devolutiva da consulta pública 2022 – PDA 2023-2024.